Se você está buscando elevar o patamar de gestão do seu negócio, melhorando os seus níveis de controle e conseguindo organizar os processos, neste artigo vamos falar sobre um tema essencial nessa jornada: a ISO 9001 para escritórios contábeis.

A norma internacional foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Management and Quality Assurance (ISO/TC 176), uma organização não-governamental sediada na Suíça.

A implantação da ISO 9001 vai muito além da possibilidade de usar o selo da certificação e poder falar que é um “escritório ISO 9001” – ou seja, referência em qualidade.

É claro que isso também vai te ajudar na divulgação dos seus serviços, transmitindo mais autoridade e credibilidade na hora de captar novos clientes.

Mas as mudanças internas trazidas pela implantação e pelo cumprimento das diretrizes da norma vão muito além. Elas realmente impactam na performance dos negócios e na organização dos processos dentro da contabilidade.

Basicamente, se o seu escritório receber a certificação ISO 9001, ele vai estar em conformidade com as melhores práticas de gestão da atualidade. Bacana, né?

Vantagens da ISO 9001 para escritórios contábeis
Para conseguir garantir a certificação ISO 9001, é preciso implantar um Sistema de Gestão de Qualidade.

Só assim será possível alcançar todos os pré-requisitos necessários para receber o selo.

Dá só uma olhada na lista de benefícios que podem chegar no seu escritório de contabilidade junto com a excelência na prestação de serviços:

• Redução do custo operacional;
• Diminuição de multas e desperdícios;
• Maior capacitação da sua equipe;
• Elaboração de processos comerciais e contratos mais claros;
• Melhora na precificação dos serviços, aumentando a lucratividade;
• Aumento na produtividade;
• Satisfação do cliente como foco principal do negócio;
• Conquista de novos clientes e imagem perante ao mercado;
• Melhora significativa na organização interna;
• Maior controle do negócio pelos gestores;
• Diminuição de retrabalhos;
• Maior facilidade em lidar com crises e mudanças no cenário nacional e/ou legal;
• Prevenção de falhas e atrasos.

Todas essas vantagens são fruto de um mapeamento claro de processos, fazendo com que o fluxo de informações esteja claro para todos. Assim, dá para saber como os processos funcionam e interagem entre si.

O gestor passa a conseguir identificar gargalos, agir de forma muito mais rápida e fazer as mudanças necessárias para que o negócio vá se adaptando a novos contextos.

Mas por onde começar?

Como você já viu, o selo ISO 9001 é apenas um reconhecimento para uma mudança de cultura que acontece no escritório.

Por não saber por onde começar e achar que o processo é muito longo ou trabalhoso, muitos empresários contábeis acabam deixando isso de lado.

Mas já imaginou ter um escritório em que os colaboradores sabem exatamente o que e quando precisam fazer, e os gestores têm em mãos informações estratégias para tomarem decisões mais assertivas?

Mapear os processos usando a tecnologia a seu favor, investir em conhecimento e dar a devida atenção para o recrutamento e a seleção de colaboradores são algumas das etapas que fazem parte dessa mudança de mindset.

 

Fonte – Divulgação Portal Rede Jornal Contábil / Conteúdo original Gclick