Programa do Governo Federal facilita a obtenção de crédito para microempreendedores individuais.

Se tornar empreendedor é um dos principais passos para se manter no mercado de trabalho. Através da formalização, é possível ter acesso a inúmeros benefícios e uma das principais é em relação à obtenção de crédito.

CREDMEI
Por isso, existe o CREDMEI, programa do governo federal que visa simplificar o acesso do microempreendedor individual – MEI aos serviços bancários. Nele, o MEI pode fazer suas solicitações totalmente online, pelo seu computador ou mesmo smartphone, tendo acesso a serviços como:

– máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;
– cartão de crédito ou débito empresarial;
– crédito para quitar as despesas ou ampliar o negócio;
– seguros para proteger seu negócio ou sua família;
– antecipação de recebíveis, onde você recebe à vista os valores vendidos no crédito;
– Investimentos.

O Programa CREDMEI é uma iniciativa da Subsecretaria Especial de Micro e Pequena Empresa, vinculada ao Ministério da Economia.

Serviços CREDMEI
Um dos pilares essenciais no sucesso de um negócio é também o conhecimento. Por esse motivo, o MEI ter acesso a diversos cursos on-line gratuitos no Portal do Empreendedor. Há cursos como:

– Gestão financeira;
– Contabilidade para empresários;
– Análise e planejamento financeiro;
– Estratégia financeira para o crescimento;
– Viabilidade de negócios.

Quem pode solicitar CREDMEI
O programa é destinado exclusivamente para microempreendedores individuais. Ou seja, todos aqueles cadastrados e formalizados no Portal do Empreendedor.

O empreendedor deve estar com seu cadastro atualizado e estar presente em um dos municípios contemplados na fase piloto do programa.

Como solicitar CREDMEI
Para solicitar o CREDMEI você deve acessar o do Portal do Empreendedor, seguindo esses passos:

– Para acessar, clique no botão “Acesse o e-CREDMEI”, no portal do empreendedor.
– O acesso ao serviço é realizado com uma conta de acesso único do governo (conta gov.br) – antigo Brasil Cidadão. Se você ainda não tem sua conta, clique no botão Criar Conta Gov.Br.
– Tenha em mãos um documento de identidade, um comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Você precisará adicionar a cópia destes documentos na sua solicitação.
– É importante ter em mãos seu CNPJ de MEI, válido, documento de identidade e comprovante de residência.

O microempreendedor individual – MEI deverá fazer a solicitação no link mostrado acima. Lá você deverá escolher qual produto ou serviço financeiro precisa contratar.

Feito o pedido, a instituição financeira receberá a solicitação e fará o processo de análise. Caso ocorra a aprovação, a instituição financeira entrará em contato com o microempreendedor para finalização do CREDMEI.

 

Fonte: Portal Contábeis / por Danielle Nader